Você está sentindo sensações ruins que aparecem do nada? Quer melhorar e não sabe como?
O estresse é uma condição de pressão causada por eventos que determinam um estado de tensão no indivíduo. Este uma resposta fisiológica e psicológica a um desafio ou ameaça, pode ser positivo (eustress) ou negativo (distress) e, dependendo da intensidade e duração da resposta, pode ser agudo ou crônico. O estresse pode afetar diferentes áreas da vida, incluindo a saúde física e mental.
O estresse é positivo quando é fonte de benefícios e estímulos, esse é uma fonte de forte energia de breve duração, que aumenta a nossa capacidade de enfrentar os problemas e alcançar os objetivos. É uma reação fisiológica cujo objetivo é preparar o organismo para situações desafiantes, além de um impulso para reagir a elas.
Quando a pressão do estresse se torna muito forte e prolongada no tempo, podemos falar de estresse negativo e crônico. Dá-se pela exposição contínua a fontes de tensão com efeitos prejudiciais para a saúde física e mental e pode afetar a qualidade de vida.
Cada indivíduo experimenta e reage em modo diferente ao estresse. Quando muito intenso e por longo tempo, podem surgir problemas cardiovasculares e digestivos, como palpitações, dor no peito, dores abdominais ou diarreia. Também podem surgir erupções cutâneas, problemas sexuais e reprodutivos, insônia, perda de cabelos...
Alguns indivíduos apresentam sintomas de ansiedade ou medo, enquanto outros exibem sintomas de raiva, agressividade ou dissociação após exposição a eventos traumáticos ou estressantes.
A variação nos sofrimentos psicológicos causados pelo estresse foram classificados no DSM-5 em uma categoria distinta chamada “Transtornos Relacionados a Trauma e a Estressores”.
O estresse é parte integrante da nossa vida e, algumas vezes, torna-se omnipresente e prejudica mais do que ajuda. Não é uma boa ideia ignorá-lo, pois, se tiver benefícios, esses serão por breve tempo.
Para contrastar os efeitos negativos que o estresse causa no nosso sistema nervoso, é recomendável uma alimentação saudável, atividade física, exercício de respiração profunda, meditação, música e cultivar um hobby criativo. Todas essas são práticas que podem ajudar a diminuir a intensidade do stress, melhorando o bem-estar geral.
A psicoterapia pode ser de grande ajuda. Essa auxilia no desenvolvimento da capacidade de compreender uma situação estressante e usar os recursos para mover-se na direção da promoção da saúde e da sensação de segurança.
A resiliência aumenta quando um evento estressante é vivido como compreensível, gerível e significativo. Compreensível enquanto podemos entender o que e como aconteceu, apesar de as vezes não conseguirmos saber o porquê do seu acontecimento. Gerível enquanto capaz de controlar a própria resposta a uma determinada situação, utilizando estratégias de problem solving, regulação emotiva e estratégias de enraizamento. Significativo, enquanto se entende o impacto de um evento e o seu significado na vida da pessoa, a importância de encontrar modalidades criativas para estar consigo mesmos e sair mais fortes enfrentando a adversidade.