Eye Movement Dessensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares).
Um tratamento psicoterapêutico com validação científica comprovada através de estudos com pacientes que tinham sofrido um trauma e foram curados das numerosas psicopatologias como a depressão, ânsia, fobias, luto agudo, sintomas psicossomáticos e dependências.
É uma abordagem que permite o acesso à rede de memória disfuncional e traumática e promove novas associações para formar memórias adaptativas. Inicialmente foi utilizada para tratar o TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) causado por trauma de guerra, abuso físico ou sexual, desastres naturais e outros.
Atualmente esta metodologia é utilizada seja nas situações em que a pessoa tenha sofrido um grande trauma (trauma com o T maiúsculo), como acidentes de trânsito, desastres naturais, situações de morte violenta, etc.; seja nos casos em que a pessoa tenha vivido repetidas situações traumáticas sem um real risco para a própria integridade física (trauma com o t minúsculo), como abandonos, relações disfuncionais, lutos, abusos psicológicos, etc.
Essas experiências traumáticas podem ser vividas como extremamente dolorosas e estressantes, tais da gerar flashback, pesadelos, imagens intrusivas que continuam a agir dentro por muito tempo, até mesmo a distância de anos.
Os traumas podem inibir a elaboração natural das recordações, criando uma interferência nos mecanismos cerebrais de registração e armazenagem das informações e causando um bloco emotivo.
Quando o sofrimento excessivo bloca o natural fluir da própria existência, impede o plalnejamento no futuro e cria uma sensação de prisão psicológica, pode repercutir na impossibilidade de prosseguir com a vida.
Hoje essa metodologia é aplicado também em transtornos de ansiedade, depressão, inseguranças, medos, fobias, problemas de relacionamento, baixa autoestima e em instalações de recursos internos positivos para o desenvolvimento pessoal e profissional.
O tratamento com EMDR é eficaz em pessoas de todas as idades. Atua como um reprocessamento de experiências, com resultados vivenciáveis, profundos e duradouros nas esferas cognitiva e emocional. A abordagem é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde.
EMDR é indicado para todas as idades, do infante ao idoso. Esse método auxilia na elaboração de eventos traumáticos, promove autoestima alta e a resiliência, além de ajudar no melhoramento da qualidade de vida e alcançar uma maior paz interior e bem-estar emocional.
A abordagem EMDR pode ser feita online, seguindo alguns critérios: haver uma conexão internet estável, estar em um ambiente reservado que garanta a tutela das informações compartilhadas, utilizar um dispositivo que permita um bom enquadramento visivo, haver um terapeuta qualificado que tenha experiência de psicoterapia online e ter uma formação adequada nessa abordagem específica.
Embora as duas abordagens sejam utilizadas para tratar dificuldades e transtornos psicológicos, a EMDR e a Hipnose utilizam modalidades diferentes para atingir os objetivos terapêuticos. A terapia EMDR segue um protocolo específico, normalmente composto de 8 fases, utilizando a estimulação bilateral seja visiva, auditiva ou tátil.
Ambas as metodologias podem integrar-se dentro de uma única sessão ou dentro de um plano terapêutico.
Um estudo de 2011* comparou os resultados do tratamento farmacológico com o Citalopram e EMDR, ambos capazes de melhorar os sintomas do TOC, e demonstrou que o EMDR é o método mais eficaz, respeito ao medicamento, para melhorar esses sintomas.
*International Journal of Psychiatry in Clinical Practice, 15(4): 270–274. DOI: 10.3109/13651501.2011.590210. Epub 2011 Aug 3.